Laudir Munaretto garante espaço na Câmara Municipal para realização de Feira de Literatura

Laudir Munaretto se reune com organizadores do Felit que acontece no início de junho na Câmara de Dourados (Foto: Assessoria/CMD)
Laudir Munaretto se reune com organizadores do Felit que acontece no início de junho na Câmara de Dourados (Foto: Assessoria/CMD)

Vereador do MDB propôs a criação da Felit-MS em 2021 quando era presidente do Legislativo

A Feira de Literatura de Mato Grosso do Sul (Felit-MS) tem mais uma edição confirmada, entre os dias 4 e 6 de junho, na Câmara Municipal de Dourados, e promete movimentar o cenário literário com o lançamento de, pelo menos, 15 livros. O evento cultural é um dos mais relevantes do Estado e foi incluído no calendário oficial do município através de articulação do vereador Laudir Munaretto (MDB), que também propôs a criação do Felit, em 2021, quando presidia a Casa de Leis.

A semente da feira foi plantada quando o Grupo Literário Arandu apresentou à Secretaria de Cultura do Estado uma série de propostas voltadas à valorização da literatura sul-mato-grossense. Entre elas, destacava-se a ideia de uma grande feira literária. Simultaneamente, o grupo buscava apoio da Câmara Municipal para homenagear o poeta e jornalista Nicanor Coelho, falecido em 2020, propondo nomear a biblioteca municipal com seu nome.

Durante uma dessas reuniões, Laudir Munaretto propôs que a primeira edição da Felit acontecesse na Câmara de Dourados. A sugestão se mostrou certeira, oferecendo um espaço com toda a infraestrutura necessária para um evento dessa magnitude.

“Percebi que tínhamos uma estrutura completa na Câmara: auditório, palco, banheiros, água e um amplo espaço. E como a concepção da Felit já incluía uma homenagem a Nicanor, a sinergia era perfeita”, explicou o vereador.

A partir dessa iniciativa, a Felit-MS deixou de ser apenas uma ideia e se transformou em uma realidade. O evento se firmou como uma parceria duradoura, reunindo esforços do Grupo Literário Arandu, da Câmara Municipal, da Secretaria de Cultura, da Secretaria de Educação e do setor privado, como o Banco Sicredi Centro-Sul.

A atuação de Laudir Munaretto não se limitou à viabilização institucional: ele também disponibilizou sua equipe de gabinete para colaborar com a organização do Felit-MS, demonstrando envolvimento direto no fortalecimento da cultura local e mostra a visão e compromisso do vereador com a valorização da literatura, da memória e da identidade regional.

Artigos Relacionados

Você também pode se interessar por...

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.